Crianças aprendem sobre diversidade de gênero com “O Urso-coelho”

Lançamento da Tordesilhinhas, selo infantil da Tordesilhas Livros, aborda a questão de forma sensível e lúdica

O que um urso deve fazer quando, ao invés de se sentir um urso, sente-se como um coelho? Publicado pela primeira vez em 2017, nos Estados Unidos, o livro O Urso-coelho, escrito por Andrea J. Loney e ilustrado por Carmen Saldaña, chega às livrarias brasileiras em fevereiro de 2022 pelo selo infantil Tordesilhinhas.

Na história, Urso-coelho nasceu um urso, mas se identifica mais com as coisas de coelho. Ele gosta de saltitar pela floresta, franzir o nariz e mordiscar morangos, mas os outros animais acham esse comportamento muito estranho. Durante essa jornada de entendimento e aceitação, Urso-coelho encontra a Coelha-panda e, com a ajuda dela, descobrirá que tudo bem parecer uma coisa por fora, mas sentir outra por dentro.

A obra foi indicada pela comunidade Buzzfeed em uma lista de livros para falar sobre identidade de gênero com as crianças e entrou para a Rainbow List de 2018, que seleciona livros sobre diversidade LGBTQIA+. O livro dialoga com os pequenos leitores de maneira divertida e calorosa, ensinando que é necessário ter mais empatia com as pessoas ao redor. Em uma sociedade cada vez mais plural e diversa, é essencial que pais e educadores iniciem uma conversa sobre aceitação e diversidade com as crianças e O Urso-coelho pode ser um ponto de partida lúdico e descontraído para abordar o tema.  A edição ainda conta com tradução de Marília Garcia, ganhadora do Prêmio Oceanos de Literatura de Língua Portuguesa (2018) e do Prêmio FNLIJ de melhor tradução jovem (2018).

Sobre a autora:

Andrea J. Loney (@andreajloney) obteve o MFA em Escrita Dramática na Universidade de Nova York e, em seguida, fugiu com um circo itinerante. Depois disso, passou vários anos escrevendo para o cinema e para a televisão em Hollywood. Anos mais tarde, se tornou professora e se apaixonou pela literatura infantil. Andrea mora no ensolarado sul da Califórnia com sua família, várias pilhas de livros e uma infinidade de anotações.

Sobre a ilustradora:

Carmen Saldaña (@carmensaldana_illustration) mora em Gijón, uma pequena cidade chuvosa no norte da Espanha. Desde que ela se lembra, sempre amou contos, livros infantis, pintar e desenhar. Depois de estudar arte, ela trabalhou em agências de publicidade como designer gráfico e diretora de arte. Agora, ela trabalha em tempo integral como ilustradora.

Ficha técnica:

Título: O Urso-coelho
Autora: Andrea J. Loney
Ilustradora: Carmen Saldaña
Tradução: Marília Garcia
Editora: Tordesilhinhas
Preço: R$ 49,00
Número de páginas: 32
Formato: 27,5 x 20,5