Leia um trecho de “Este não é o seu lar”, de Natasha Brown

Este mês, chegou às livrarias brasileiras, pela Tordesilhas Livros, o romance de estreia da britânica Natasha Brown, Este não é o seu lar (Assembly, em inglês).

Aclamada pela crítica internacional, a obra acompanha a história de uma mulher negra que, aparentemente, tem uma vida bem-sucedida nos âmbitos pessoal e profissional. No entanto, enquanto se apronta para ir à uma festa na casa da família de seu namorado (que é branco), ela reflete sobre sua vida e seu lugar no mundo. O livro escancara as micro agressões diárias vividas por mulheres negras e contribui para o debate sobre temas como racismo, sexismo e classe na atualidade.

Leia aqui um trecho de Este não é o seu lar:

A sala dele era formada por três paredes de vidro. As fileiras de mesas se estendiam à direita e à esquerda, uma visão de camarote. Ela ocupava o centro do palco. Ele estava falando com ela, um tanto agitado.

Esperava que ela demonstrasse um pouco de maturidade, ele dizia, um pouco de gratidão. Levantou-se da cadeira vindo na direção dela, resvalando nela, embora a sala fosse grande e ele tivesse espaço de sobra. Ela tinha que pensar no cenário mais amplo e no próprio futuro e no que a palavra dele significava ali. Ele disse isso enquanto abria a porta da sala.

*

Não era nada. Ela pensava agora, como fazia todas as manhãs. Abotoou a camisa pensando nisso, depois colocou os pequenos brincos nas orelhas. Pensou nisso ao puxar o cabelo para trás em um coque firme, deixando o rosto à mostra, ao alisar a saia lápis cinza, de tecido encorpado.

Pensou nisso ao comer, mesmo tendo esquecido como era sentir gosto ou engolir. Tentou mastigar. Não era nada. Ela bradou esganiçada que estava tudo bem, depois se acalmou, olhou ao redor da sala de estar. Perguntou à mãe como havia sido o dia dela.

*

Um jantar depois do trabalho, ela tinha concordado. Em frente ao restaurante, antes de entrarem, ele a agarrou pelos ombros e pressionou a boca aberta contra o rosto dela.

Ela observou as pálpebras dele estremecerem e se fecharem enquanto a língua lenta empurrava e impelia a sua. Visualizou o próprio corpo, com os membros encolhidos, guardado em uma caixa. Ele deu um passo para trás, sorriu, deu uma risadinha, olhou para baixo, para ela. Tocou o braço, depois os dedos dela, e então o rosto. Está tudo bem, ele disse. Está tudo bem, está tudo bem.

Para saber mais sobre o livro, acesse o site da Tordesilhas.

FICHA TÉCNICA:
Livro: Este não é o seu lar
Autora: Natasha Brown
Editora: Tordesihas Livros
Tradução: Fernanda Cosenza
ISBN: 978-65-5568-023-2
Páginas: 136
Formato: 14×21 cm