“1984”, romance de George Orwell, é lançado pela Tordesilhas

A Tordesilhas lança neste começo de 2021 o romance distópico 1984 – e nunca houve momento tão certeiro para propagar a obra de George Orwell no Brasil como agora. Contagiado pela ascensão do autoritarismo, o poder disruptivo dos desgovernos, a perda de direitos básicos – o principal deles, a saúde – e todas as formas de reescrita e edição sobre o real, o país parece pedir sem pausa que outras palavras, mais contagiosas, exerçam poder sobre as mentes que não as cotidianas decepções vinculadas pelas mídias e jornais. Já um clássico moderno, a icônica obra do autor britânico constrói uma sociedade em que toda a liberdade individual e civil é cerceada pelo poder acachapante do Estado, que tudo ouve e que tudo vê. Com nova tradução para o português brasileiro feita por Ronaldo Bressane, a edição tem projeto editorial e gráfico caprichados e será lançada este mês.

Comandada de maneira ditatorial, a sociedade descrita no romance vive sob o poder do Irmão Maior (Big Brother, no original), grande líder onipresente. A alcunha hoje é quase que um sinônimo de vigilância e costuma aparecer batizando qualquer líder ou governante que tente subjugar uma sociedade por meio da espionagem e controle estatal, exercidos por quaisquer que sejam os meios. O enredo se passa em Londres, localizada no romance no superestado transcontinental da Oceânia. Os personagens Winston Smith – um falsificador de documentos históricos do Ministério da Verdade – e Júlia – funcionária do Departamento de Ficção –, após se apaixonarem clandestinamente sentem que uma quebra na estrutura social é possível, e se engajam contra todo o domínio do Irmão Maior.

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, ganhou em 2020 uma biografia dedicada à sua história, também publicada pela Tordesilhas no Brasil. Orwell: um homem do nosso tempo, de Richard Bradford, chegou para suprir uma demanda no mercado editorial brasileiro por livros que contassem a história de Orwell, para além das histórias que ele criou. O volume ganha com 1984 um par no mesmo selo editorial – que se empenhou, em ambas as edições, em projetos editoriais e gráficos à altura da obra de Orwell. 

FICHA TÉCNICA
Livro: 1984
Autor: George Orwell
Tradutor: Ronaldo Bressane
Editora: Tordesilhas Livros
Lançamento: fevereiro/2021
Páginas: 352

Para saber mais sobre o livro, acesse o site da Tordesilhas Livros.