Para ver depois de ler: filmes baseados na obra de Edgar Allan Poe

Conhecido como mestre do terror, Edgar Allan Poe nasceu em Boston, nos Estados Unidos, em 1809. Filho dos atores de teatro Elizabeth Hopkins e David Poe, foi adotado em 1811 pela família do comerciante John Allan, que lhe proporcionou boa formação.

Um dos primeiros autores a tentar viver exclusivamente da escrita, Poe ficou conhecido principalmente como escritor de horror, mas também de histórias policiais e até de ficção científica. Acredita-se que ele seja o grande inventor da história de detetive, tendo inspirado Sir Arthur Conan Doyle, criador do personagem Sherlock Holmes, e muitos outros autores. Sua obra deu origem também a diversos filmes, de grandes adaptações a produções de baixo orçamento. Preparamos uma lista de alguns desses filmes para você assistir depois de ler o livro Contos de imaginação e mistério, de Edgar Allan Poe.

THE RAVEN (O CORVO), 2012

Um homem começa a cometer assassinatos brutais baseados nos livros de Edgar Allan Poe e um jovem detetive precisa da ajuda do autor para encontrar o culpado.

THE MASQUE OF THE RED DEATH (A ORGIA DA MORTE), 1964

Baseado em um dos contos de maior sucesso de Edgar Allan Poe, The Masque Of The Red Death (1964) é considerado um dos melhores filmes do diretor Roger Corman inspirados na obra de Poe. O filme narra a história do príncipe Próspero, isolado em seu castelo enquanto uma praga mortal assola seu reino. Na coletânea Contos de imaginação e mistério, o conto que dá origem ao filme chama-se A máscara da morte vermelha.

VINCENT, 1982

Narrado em forma de poema, Vincent (1982) conta a história do excêntrico Vincent Malloy, um jovem que sonha em ser como o seu ídolo, o ator Vincent Price, e prefere ficar em casa lendo contos de Edgar Allan Poe a sair para brincar com os amigos. O filme, lançado de 1982, é o primeiro curta-metragem de animação de Tim Burton e é narrado pelo próprio Vincent Price.

THE AVENGING CONSCIENCE, 1914

(foto de divulgação)

The Avenging Conscience (1914) é um filme de terror mudo dos primórdios do cinema. Dirigido por D. W. Griffith, diretor também do clássico O nascimento de uma nação (1915), o filme adapta duas obras de Poe, o conto “The Tell-Tale Heart” e o poema “Annabel Lee”. Essa é uma das primeiras adaptações para o cinema da obra de Poe e um dos primeiros grandes filmes de terror. As aparições fantasmagóricas eram inovadoras e assustadoras para a época.

HISTOIRES EXTRAORDINAIRES (HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS), 1968

(foto de divulgação)

Histórias Extraordinárias (1968) é um filme franco-italiano dividido em três segmentos, cada um deles dirigido por um cineasta europeu diferente: Federico Fellini, Roger Vadim e Louis Malle. Baseados em três contos de Edgar Allan Poe, os curtas abordam os contos góticos a partir de novas perspectivas.